DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

ESTADO DE MATO GROSSO

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAMBARI D’OESTE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

 

 

 

 

 

 

 

SANTOS, Luciene Gil dos1

MONTEIRO, Elisangela2

SANTOS, Lenir Medeiros dos3

 

 

 

 

AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

 

 

LAMBARI D’OESTE – MT, NOVEMBRO DE 2011.

 

 

 

RESUMO

 

                     

As dificuldades de aprendizagem, por vezes referida como desordem de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem, é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. A desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação e pode tornar problemático para um indivíduo. E abrange transtornos tão diferentes como incapacidade de percepção, dano cerebral, disfunção cerebral mínima, autismo, dislexia e afasia desenvolvimental. No campo da Educação, as mais comuns são a Dislexia, a Disortografia e a Discalculia.


Embora a dificuldade de aprendizagem não seja indicativa do nível de inteligência, os seus portadores têm dificuldades em desempenhar funções ou habilidades específicas, ou em completar tarefas, caso entregues a si próprios ou se encarados de forma convencional. Estes indivíduos não podem ser curados ou melhorados, uma vez que o problema é crónico, ou seja, para toda a vida. Entretanto, com o apoio e intervenções adequados, esses mesmos indivíduos podem ter sucesso escolar e continuar a progredir em carreiras bem sucedidas, e mesmo de destaque, ao longo de suas vidas.


As dificuldades de aprendizagem normalmente são identificadas na fase de escolarização, por profissionais como psicólogos, através de avaliações específicas de inteligência, conteúdos e processos de aprendizagem.

E podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado

 

Palavras- chave: 1. aprendizagem,  2.dificuldades de aprendizagem, 3.fracasso escolar.

 

 

INTRODUÇÃO

O estudo do processo de aprendizagem humana e suas dificuldades são desenvolvidos. A fim de compreender de forma global e integrada os processos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares, sociais e pedagógicos que determinam à condição do sujeito e interferem no processo de aprendizagem, possibilitando situações que resgatem a aprendizagem em sua totalidade de maneira prazerosa. O estudo do processo de aprendizagem humana e suas dificuldades são desenvolvidos pela Psicopedagogia, levando-se em consideração as realidades interna e externa, utilizando-se de vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os. Procurando compreender de forma global e integrada os processos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares, sociais e pedagógicos que determinam à condição do sujeito e interferem no processo de aprendizagem, possibilitando situações que resgatem a aprendizagem em sua totalidade de maneira prazerosa.

Como identificar os problemas na aprendizagem 

Na maioria dos casos é o professor o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança.

O termo 'dificuldade de aprendizagem’ é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou 'espírito bagunceiro' das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio - que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos, emocionais, físicas, sensoriais e neurológicas - que pode afetar qualquer área do desempenho escolar.

Segundo Drouet (1997, p. 96-98) essas são as principais causas das dificuldades de aprendizagem e ajustamento escolar.

Para os especialistas, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar desde cedo um maior atraso no desenvolvimento da fala e dos movimentos do que o considerado 'normal'.

 

Segundo Collares e Moysés,(1992), apesar de um distúrbio de aprendizagem poder ocorrer concomitantemente com outras condições desfavoráveis ( por exemplo, alteração sensorial, retardo mental, distúrbio social ou emocional) ou influências ambientais ( por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente/ inadequada, fatores psicogênicos), não é resultado direto dessas condições ou influências.


Mas os pais têm que ter cuidado para não confundir o desenvolvimento normal com a dificuldade de aprender. Pois toda a criança tem um processo diferente de desenvolvimento - umas aprendem a andar mais cedo, outras falam mais cedo - e isso é absolutamente normal, não existe um 'padrão' de desenvolvimento. Portanto é importante que os pais respeitem o desenvolvimento geral da criança. Nesta fase o pediatra torna-se um grande aliado dos pais.

Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva à frustração.

Neste caso, a orientação da psicóloga é de "valorizar o que a criança sabe para fortalecer sua autoestima". Mostrar para a criança o quanto ela e boa em tarefas na qual ela tem habilidade e incentivá-la a desenvolver outras tarefas nas quais ela não é tão boa, é fundamental.

Os pais têm que dar segurança e atenção para ensinar a criança a aceitar as frustrações. Criar um ambiente adequado para que ela desenvolva o estudo e estabelecer limite de horários para a realização das tarefas são outras dicas importantes.

Mas não se deve confundir dificuldade de aprendizagem com falta de vontade de realizar as tarefas. porque problemas de aprendizagem podem ser causados por uma simples preferência por determinadas disciplinas ou assuntos. Se os pais acreditam que seu filho apresenta dificuldades de aprendizagem, devem procurar um profissional para receber as orientações.


Segundo Maria Lúcia Weiss, “a aprendizagem normal dá-se de forma integrada no aluno (aprendente), no seu pensar, sentir, falar e agir. Quando começam a aparecer “dissociações de campo” e sabe-se que o sujeito não tem danos orgânicos, pode-se pensar que estão se instalando dificuldades na aprendizagem: algo vai mal no pensar, na sua expressão, no agir sobre o mundo”.


Caso o diagnóstico da criança for dificuldade cognitiva, a criança deve ser encaminhada para um psicopedagogo que poderá ajudar no desenvolvimento dos processos de aprendizagem.

Para obter resultados concretos é preciso ser feito um trabalho em conjunto entre pais, psicólogos, psicopedagogos, escolas e professores, que deverão estar envolvidos com um único objetivo: ajudar a criança. E é imprescindível que os pais conheçam seus filhos e conversem frequentemente com eles para que possam detectar quando algo não vai bem.

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

DROUET, R. C. R.(1997). Fundamentos da educação pré-escolar. 3. ed. São Paulo: Ática.

COLLARES, C. A. L. e MOYSÉS, M. A. A. A História não Contada dos Distúrbios de Aprendizagem.

Weiss, Maria Lúcia L. Psicopedagogia clínica, uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar.

 

Mais recentes


OS ASPECTOS FONOLOGICOS DA LINGUA PORTUGUESA

Estado de Mato Grosso Prefeitura de Lambari D'Oeste Secretaria Municipal de Educação Escola Municipal Fernão Dias Paes PORANGABA, SANDRA DE SOUZA MENEZES E PORANGABA, FÁBIO DE ARAÚJO. OS ASPECTOS FONOLOGICOS DA LINGUA PORTUGUESA Resumo O presente artigo tem como objetivo tecer algumas considerações a respeito dos aspectos fonológicas presentes na Língua Portuguesa. A escrita implica na produção de diferentes sons, capazes de modificar o significado das palavras quando há trocas de letras. As sucessivas trocas das letras iniciais implicam na produção de diferentes sons iniciais[...]

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LAMBARI D’OESTE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA PORANGABA, Fábio Araújo PORANGABA, Sandra de Souza Menezes MENESES, Silvane de Souza SILVA, Wander Moura Batista ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS. LAMBARI D’OESTE – MT, JANEIRO DE 2012 ALBETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS SÉRIES INICIAIS. PORANGABA, Fábio Araújo PORANGABA, Sandra de Souza Menezes MENESES, Silvane de Souza SILVA, Wander Moura Batista RESUMO: A educação em plena era digital vem enfrentando muitos desafios acerca da alfabetização muitos desafios[...]

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE LAMBARI D’OESTE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA SANTOS, Luciene Gil dos1 MONTEIRO, Elisangela2 SANTOS, Lenir Medeiros dos3 A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO ÂMBITO ESCOLAR LAMBARI D’OESTE – MT, DEZEMBRO DE 2011. RESUMO Neste Trabalho, busca- se evidenciar a importância da família na educação de seus filhos, no âmbito escolar. Pois a família é o primeiro contexto na qual a criança desenvolve padrões de socialização, deste modo, ela se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua experiência de vida primária[...]

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PORANGABA, Fábio Araújo PORANGABA, Sandra de Souza Menezes MENESES, Silvane de Souza RESUMO: Este artigo tem como o objetivo discutir a importância do lúdico na educação infantil. Estas atividades ajudam na construção do conhecimento, podem ser entendidos como situações em que as crianças possam demonstrar seus diferentes tipos de sentimentos, podendo aos poucos aceitar a existência do outro. São as brincadeiras que tende de melhorar convívio entre as crianças, fazendo com que vivam situações de colaboração, trabalho em[...]

O LIXO URBANO DE LAMBARI D’OESTE: TRABALHO EM SALA DE AULA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDMENTAL E MÉDIO

O LIXO URBANO DE LAMBARI D’OESTE: TRABALHO EM SALA DE AULA ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO FUNDMENTAL E MÉDIO AUTORA:DUTRA, Rubenilza Rodrigues; COAUTORES: SILVA, Rosangela Luiza do Carmo; MENDES, Lubia Martins da Cruz. rubenilzarodrigues@gmail.com RESUMO Este trabalho foi desenvolvido a partir do levantamento de dados teóricos, envolvendo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, para a qual montamos um roteiro de trabalho, onde apresentamos as temáticas a serem trabalhadas com os alunos do ensino fundamental e médio da escola Municipal Fernão Dias Paes e Estadual Padre José de[...]