Imprimir

Autor: RUBENILZA RODRIGUES DUTRA

Publicado: 14/11/2011 às 00:24.

Local: Artigos dos Professores,

MEIO AMBIENTE: UMA QUESTÃO DE CIDADANIA NA ESCOLA ESTADUAL PADRE JOSÉ DE ANCHIETA E NA ESCOLA MUNICIPAL FERNÃO DIAS PAES NO MUNICÍPIO DE LAMBARI D’OESTE-MT


Autor(a):  Rubenilza Rodrigues Dutra

Co-autores(as): Lubia Martins da Cruz Mendes, Rozangela Luiza do Carmo Silva

Instituição: E.E. Padre José de Anchieta e E.M. Fernão Dias Paes

 

rubenilzarodrigues@gmail.com

 

RESUMO

O trabalho apresentado vem mostrar aos alunos das escolas Escola Estadual Padre José de Anchieta e Escola Municipal Fernão Dias Paes, a importância do meio ambiente e sua interferência em nossas vidas, trazendo para eles o interesse e consciência sobre o assunto Tendo em vista que o meio ambiente esta presente no nosso dia-a-dia mesmo que não percebamos isso na correria na qual vivemos e não paramos para ver tudo isso, pois todos os recursos naturais fazem da nossa vida como: a água, o ar, a terra, rios, lagos, oceanos, as florestas, as árvores, as plantas, os animais, o nosso clima, o tempo, dessa forma estes recursos fazem parte do meio ambiente, e também de nossas vidas. Mostrando isso aos alunos através de pesquisas de campo, assim como teórica e através do contato com os diversos fatores que estão integrados ao meio ambiente.

Palavras Chaves: 1-alunos; 2- meio ambiente; 3- recursos naturais.

 

1-        INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como objeto de estudo a releitura do espaço escolar nas dependências das escolas, no município de Lambari D’Oeste-MT, com o intuito de despertar nos alunos uma consciência crítica a respeito de suas atitudes co-destruidoras nesta unidade, sendo imprescindível compreender a complexidade das organizações sociais e seus paradigmas. A pesquisa foi desenvolvida em etapas, sendo a primeira os levantamentos bibliográficos que embasaram a formulação da problemática.

Posteriormente submeteu-se na exposição da temática em questão, para melhor entendimento do corpo discente e averiguação dos problemas a nível global e local, a fim de levantar ideias e sugestões para melhorias dos mesmos.

 Em ultima etapa, foram realizadas atividades práticas como confecção de cartazes, produção de textos, produção de telas, recolhimento do lixo, etc; culminando na proposta de educação ambiental como alicerce.

A proposta de educação ambiental vem ajudar a compreender a questão ambiental e suas dimensões políticas, econômicas e sociais, bem como sensibilizar a comunidade estudantil a atuar para proteger e melhorar o meio ambiente.

 

2-        Desenvolvimento

 

2.1- Meio ambiente e escola

 

Diante das notícias veiculadas na mídia e a preocupação de ambientalistas no mundo inteiro acerca da preocupação com o meio ambiente, percebe-se a importância e a necessidade em estar auxiliando os alunos a despertar um senso crítico acerca desses problemas, pois nota-se que os mesmos não se percebem como sujeitos de tais ações.

Os professores das escolas devem atuar fazendo com que seus alunos tenham interesse em aprender cada vez mais, em se tratando de meio ambiente a escola tem papel de conscientizar as crianças e jovem sobre a importância do meio ambiente em nossas vidas, tendo em vista que o professor é formador de opinião, e agente transformador, capaz de implantar no aluno a consciência de podemos fazer um mundo melhor e que isso depende da atitude de cada um de nós.

A escola deve atuar através de aulas de campo, levando aos alunos e terem um maio contato com a terra, os animais, o meio ambiente de uma forma geral. Isso pode ser feito e desenvolvido dentro do contexto escolar através de aulas de campo, e pesquisas bibliográficas em livros ou no laboratório de informática utilizando a internet, onde podem observar os diversos tipos de ecossistema, assim como uma grade diversidade de fauna e flora, presentes ao nosso redor.

 Como diz SATO (2003, p.22)

A Educação Ambiental é um processo de reconhecimento das habilidades e modificadas as atitudes em relação ao meio para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A Educação Ambiental tambem está reacinada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida.

De acordo com Michele Sato, a Educação Ambiental oferece instrumentos para que o aluno possa compreender problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, a de seu país e a do planeta. Nesse sentido, as situações de ensino devem se organizar de forma a proporcionar oprtunidades para que o aluno possa utilizar o conhecimento sobre o meio ambiente para compreender a sua realidade e atuar sobre ele.

 

2.2- Desenvolvimentos do trabalho em sala de aula

 

Ao propor as diversas atividades aos alunos, todos foram muito participativos e mostraram grande interesse em estar desenvolvendo as tarefas a eles atribuídas. Foi um trabalho muito gratificante ver o desempenho deles assim como a satisfação em estar fazendo e aprendendo algo novo, diferente do contexto de sala de aula.

Após a pratica fora da sala, em retorno as atividades em sala, na área de humanas foram trabalhados temas que dizem respeito à preservação ou impactos ambientais com aulas expositivas e apresentações de seminários. Os produzirão textos e frases a respeito, assim como cartazes que após foram fixados em locais visíveis. Sendo uma atividade a parte recolher o lixo dos banheiros e pátio, pesá-lo e saber a quantidade de lixo produzida, em média na unidade escolar. Providenciando lixeiras nas áreas mais críticas.

 

3-        CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Ao final deste trabalho, percebe-se que o homem, mesmo destruindo seu habitat, tem plena consciência disso, mas ainda sim, continua praticando ações que degradam o meio em que vive. Contudo, se houver sensibilização e conscientização dessas ações, esse quadro pode mudar.

Estamos sempre esperando que os outros façam algo por nós, ou então joga a culpa no poder público. No entanto, a garantia de termos um ambiente melhor num futuro não muito distante depende de nossas atitudes, de nossas ações.

Este trabalho apresentou como proposta o exercício da cidadania e a educação ambiental com intuito de minimizar o atual quadro de depredação do patrimônio público. Entretanto cada aluno, cada cidadão pode contribuir para reverter os impactos existentes, praticando ações conservacionistas, com gesto simples de proteção ao meio ambiente.

Sabemos que somos amparados pelas leis ambientais e por inúmeros projetos que visam melhorias para as áreas degradadas, em especial, àquelas de preservação permanente. Cabe, portanto, à gestão escolar fazer cumprir as leis, aplicando penalidades aos atores da degradação e concretizarem os projetos e programas voltados para a recuperação das áreas ou objetivos danificados, pois todos nós pagamos pelos bens pertencentes ao patrimônio público.

Durante o trabalho houve participação maciça do corpo discente da unidade escolar das turmas selecionadas, percebendo nele atitudes de mudanças comportamentais, apresentando senso crítico acerca da qualidade dos prédios e infra-estrutura escolar de outras instituições de ensino. Os textos e frases produzidas foram ótimos, bem como as apresentações de seminários e atividades artesanais.

Preservar, vale sob a ótica futurista, de elementos insubstituíveis na luta pacífica para chegar ao porto seguro da cidadania.

 

REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO

 

CUNHA, Sandra Baptista da Cunha e GUERRA, Antônio José Teixeira. A questão ambiental: diferentes abordagens. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 

DIAS, Freire Genebaldo. Educação ambiental: princípios e práticas. 9ª ed. São Paulo Gaia. 2004.

 

MONTEIRO, Roselane Soares. Educação Ambiental em Mato Grosso. Brasília: Ministério da Integração Nacional: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2002.

SATO, Michele. Educação Ambiental. Editor: Santos, J.E, São Carlos, RIMA,2003. ISBN:85-96552-27-2

VESENTINI, José Willian. Brasil: sociedade e espaço. 29ª Ed. São Paulo, Editora Ática, 1999.

 

AGRADECIMENTOS

 

Em primeiro lugar agradeço a Deus por me dar forças para enfrentar as dificuldades da vida e superar obstáculos. Depois aos nossos familiares que sempre nos apoiou, e estiveram ao nosso lado em todos os momentos difíceis, ajudando a superar todas as intercorrências da vida.

Escrito por  Rubenilza Rodrigues Dutra, Lubia Martins da Cruz Mendes e Rozangela Luiza do Carmo Silva

 

Professora Licenciatura em História

Discente do curso de Pedagogia

Professora Bacharel em Ciências Biológicas

 

Seg, 14 de Novembro de 2011 as 9:56:36

 


DUTRA,R.R; MENDES, L.M.C.;SILVA,R.L.C. MEIO AMBIENTE: Uma questão de cidadania na Escola Estadual Padre José de Anchieta e na escola Municipal Fernão Dias Paes no Município de Lambari D’Oeste-MT; 14 de novembro de 2011 as 9:56:36

 

https://lambaridoeste.mt.gov.br/imprensa/artigos-dos-professores/614-meio-ambiente-uma-questao-de-cidadania-na-escola-estadual-padre-jose-de-anchieta-e-na-escola-municipal-fernao-dias-paes-no-municipio-de-lambari-d-oeste-mt